Por Valmir Santos
O Núcleo de Espetacularidades aninha mitologia grega e natureza animal sob as escadarias de ferro da área externa do Novelas Curitibanas. Penélope Pileata conforma as plumas, a postura ereta e o olhar diligente da ave que batiza a cena e é encarnada pelo ator, diretor e autor Límerson Morales em movimentos paradoxalmente lânguidos. É sutil a citação à mulher do guerreiro Ulisses que o espera voltar da guerra com ardente paciência em seu tear, aqui o ateliê da modelo e duplo modernizado por Alexandra Galcerán.
As pistas do texto, antes, parecem dar conta das funções de quem está com a régua, tesoura e o compasso no teatro. Metalinguagem sobre a criação fora do edifício, “presentificação” com afã performático de figuras alinhadas e equidistantes, uma atmosfera etérea sob acompanhamento de um citarista. O instrumento faz o espírito voar longe enquanto corpos e vozes preferem vagar na superfície hermética do ato, deixando seu interlocutor do outro lado da bolha, a despeito de figurinos e narrativa de luz bem cortados.
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João e Fá