Pular para o conteúdo principal

Burlescas Boogie-Woogie - Companhia Silenciosa

O que a Companhia Silenciosa traz para a Mostra Cena Breve é um recorte de 15 minutos de um espetáculo pronto, que acontece num espaço que não é de teatro, mas um lugar de festa, ao longo de 6 horas. A princípio, não se trata exatamente de um espetáculo teatral, mas, pelo que foi possível perceber, de uma série de números não necessariamente interligados. No entanto, a transposição do trabalho para o contexto da Mostra altera o estatuto do trabalho quase automaticamente. Isso não parece ter sido levado em consideração pelo grupo, de modo que a cena apresentada se aproxima mais de uma encenação de números de música e dança, uma espécie de representação mimética do que seria um show.

A ideia apresentada ao espectador na sinopse de "Burlescas Boogie-Woogie" aponta para a problematização e a relativização de alguns tópicos, mas o que se pode ver em cena é um bloco único, uma amostragem da noite clubber ou de uma estética do travestimento. Os atores parecem muito colados, muito aderidos ao que mostram, de uma forma que não abre fissuras para a relativização nem para a problematização. Em cena, não há contrastes: as três partes apresentadas ilustram um mesmo universo e a mesma abordagem deste universo.

A relação que fica visível entre os artistas e o que está sendo mostrado é a do fetiche. Não há como vislumbrar um atravessamento, um olhar artístico, uma atitude crítica para com o universo retratado. O que se vê é apenas um retrato. O flerte com a performance, por exemplo, não aparece. É claro que por “performance” pode-se entender muitas coisas, mas o que parece ser muito marcante na performance é a presença exposta do sujeito artista, do discurso – mesmo que visual – do artista. No trabalho apresentado pela Companhia Silenciosa, os sujeitos estão escondidos, protegidos atrás de uma série de artifícios de espetacularidade. Os artistas estão calados, mesmo quando cantam ou gritam no microfone. O que eles têm a dizer sobre o que estão mostrando não é perceptível.

Se, no contexto original das cenas, essa ideia de problematização, de relativização, acontece, vale observar que na transposição para o palco, isso ficou perdido. Mas não é novidade que o contexto de apresentação interfere diretamente na obra. Por isso, é difícil imaginar que isso simplesmente não tenha sido levado em consideração, o que leva a pensar que talvez a problematização não exista nem mesmo no contexto original.


Por Daniele Avila

Comentários

léo glück disse…
Participo da Mostra Cena Breve desde a sua primeira edição, em 2005, e, justamente por isso, tenho o interesse no suposto diálogo que a Mostra pretende gerar entre participantes, debatedores, grupos e público que tem contato com a cena.
Permitam-me dizer que penso que o que acontece aqui, neste ano de 2009, terá sido um completo engano da parte da organização da Mostra. Contratar ou coisa que o valha uma "jornalista/crítica" lixosa (talvez a verba deste ano tenha sido mal dividida e por isso a contratação de alguém [alguém quem???] mais barato, mais inferior), sem o menor entendimento sobre teatro (que dirá linguagem de grupo), com uma visão destrutiva, preconceituosa e pouco articulada sobre o que pensa dominar é, definitivamente, um passo em direção ao retrocesso.
Digo isso com relação ao que a Mostra tem conseguido ano após ano em termos de linguagem de grupos mesmo, como foi o exemplo do ano passado, que, ao menos, se preocupou com críticos interessados de verdade no assunto e interessados no crescimento das linguagens dos grupos.
Esta senhora posta para fazer esse serviço nesse ano simplesmente não sabe o que é o vaudeville, o teatro de variedades, o de revista, o burlesco, NADA! Simples assim: nada! Ela não absorve nada e, por consequência disso, não tem nada para passar adiante.
Seria interessante começar a pensar em gente mais abalizada e preocupada para assumir esta função nas próximas edições. Fica a dica.
Não é do interesse de ninguém, absolutamente, que uma pessoa SÓ fale mal do que os grupos fazem, falando mal, assim, do próprio evento do qual participa.
Isso NÃO É crítica de teatro.

Postagens mais visitadas deste blog

Coração acéfalo/Boca desgarrada - Companhia Subjétil

A cena da Companhia Subjétil apresenta uma característica interessante dentro do contexto da Mostra: a construção da dramaturgia para os sugeridos 15 minutos de apresentação em uma dinâmica coerente com a utilização do tempo. Na maior parte das outras cenas assistidas até agora, mesmo nas que foram pensadas especificamente para a Mostra, a duração ficou um pouco marcada como uma premissa externa – seja por insuficiência de tempo para que o espectador encontre um fio condutor para si, seja por uma tentativa de preencher os quinze minutos com o maior número possível de signos. “Coração acéfalo/Boca desgarrada” tem uma cadência própria. Em outras apresentações, os 15 minutos foram divididos em mais de uma cena, às vezes cada uma com uma tônica diferente. Isso não é necessariamente um problema, afinal a Mostra abre possibilidades para uma variedade de propostas, mas dentro de um horizonte de convivência, me pareceu que essa particularidade da cena da Companhia Subjétil fez uma diferença pa

Sem pena

O performer Zé Reis na provocadora cena 'Pós-Frango'  }  Elenize Dezgeniski A objetificação da mulher é tão brutal na sociedade machista que quando ocorre o inverso – o corpo masculino tratado como carne na vitrine –, poucos se dão conta. A performance Pós-frango faz uma articulação estética e filosoficamente bem urdida dessa espécie de contradição. O ator e dançarino Zé Reis, da companhia brasiliense Errante, perpassa imagens figurativas e disruptivas. Pelado, ele alude a estereótipos e convenções a partir de um corpo escultórico, evidenciando músculos que servem ao gogo boy ou ao fisiculturismo. E à arte, claro. Como as aparências enganam, mas, enfim, aparecem – já dizia Leminski –, os desfazimentos dessa plasticidade fútil por volumes e relevos outros tornam as suspensões poeticamente forjadas nesse mesmo corpo sobreposições maleáveis e sofisticadas desse mesmo material capturado do registro grosso da paisagem urbana. Estendido de uma ponta à outra na dianteira do palc

Zona erógena e cócegas

Cena  parte de texto de catalão e é dirigida por André Carreira }  Elenize Dezgeniski Em “Romeu e Julieta”, o frei Lourenço afirma que “Esses prazeres violentos têm finais violentos/ E, em seu triunfo, morrem como o fogo e a pólvora./ Que se consomem quando se beijam”. Para além do fundo histórico e social da tragédia, a impossibilidade da consumação do amor juvenil em Shakespeare talvez nos diga mais sobre a sabotagem dos desejos na contemporaneidade. Um prolongado beijo entre personagens que se dizem irmãos, ele e ela, é um dos múltiplos ruídos propositalmente desestabilizadores em “La Belle Merde”, do Grupo Teatral (E)xperiência Subterrânea, de Florianópolis. A objetividade científica da forma expositiva vem associada à apresentação de seminário ou conferência que aparenta se passar em sala de convenção ou sala de aula, ainda que sugira a neutralidade de um ambiente com uma cadeira e uma mesa discretas, além da luz invariável. Os atores Lara Matos, Lucas Heymanns e Marco Antoni