Pular para o conteúdo principal

Existirmos: a que será que se destina?

Luciano Draetta é Surubim
Foto: Lidia Ueta


Por Valmir Santos

A certa altura, o próprio Surubim confessa: a espectadora convida é melhor que o palhaço... Claro que Camila, a dita, não é, mas a dupla de palhaços do Circo Navegador deu muita sorte na sessão que abriu a noite de quinta-feira na Cena Breve, que de agora e até o final da Mostra acontece no Teatro Novelas Curitibanas. Também tirou o coelho da toca quando chamou o primeiro “convidado” da noite, o Joelson, clone de Bill Gates.

Ambos, Joelson e Camila, digníssimos representantes da plateia, amarraram involuntariamente o mote performativo para aquilo que a cena Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô? não conseguiu dizer a que veio em sua concepção artística. Pode-se indagar que os Draetta, Luciano e Gabriel, ou Suburim e Salsicha, este na base percussiva musical ao vivo, estavam ali para dar passagem, como o fazem nas rodas de rua ou picadeiros. Tanta previsibilidade, no entanto, espelha a necessidade de experimentar outras possibildiades - e um encontro como este que acompanhamos seria propício, porque pensado para grupos com estrada, como o Navegador, ou em seus primeiros passos, independe.

Palhaços profissionais como a citada dupla costumam se inscrever com recorrência nas mostras de cenas curtas pelo país, como em Belo Horizonte, no Galpão Cine Horto, ou em Manaus. Só que aos artistas de verve circense, inclinados à cultura popular, assim como aos dramáticos e pós-dramáticos, para resumir, faria bem sair do lugar-comum. Reivindicar espaço em 15 minutos de cena para refestelar no que já se domina de cor e salteado, isso é pouco. Não tem surpresa.

E há palhaços ou clowns em todos os recantos do país que trepam com convicção nesse fio de arame que é instaurar o riso limítrofe com o trágico, máscaras bamboleantes no olho, no rosto, no coração de quem abre o peito corajosamente. Longe de fórmulas, receitas, a perspectiva é a de permitir-se encarar de fato a crise existencial prenunciada no título da cena: onde estou, quem sou, onde vou...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pecinhas para uma tecnologia do afeto – o teste – Teatro de ruído

O grupo Teatro de Ruído apresentou sete pequenas cenas espalhadas pelo espaço do Teatro da Caixa, todas em fase de experimentação – e por isso o subtítulo “em teste”. O espectador fica livre para escolher se assiste a uma cena ou se tenta transitar pelo espaço, para assistir pequenos trechos de duas ou mais cenas. Quem não conhece o grupo fica sem ter nenhum critério pra fazer uma escolha, sem nenhum norte que dê uma sugestão de por onde começar. Muitas pessoas, como eu, acabaram não vendo praticamente nada. Outras, que acompanharam alguma cena do início até o fim, ficaram sem perceber o que as cenas poderiam ter de comum, salvo pelos rastros dos dispositivos cênicos espalhados pelo espaço. Mesmo assim, foi possível perceber uma preocupação do grupo com a visualidade das cenas como partes de um todo, o que se expressava por um tratamento comum nos figurinos: os mesmos materiais, cores e texturas. Por outro lado, não havia uma preocupação com a visibilidade das cenas. É como se o públic...

A construção do amor romântico

por Luciana Romagnolli "Como Desaparecer Completamente", do Ateliê Voador Companhia de Teatro (BA), é outra cena que, em seu desenvolvimento, toma um desvio que a distancia dos estímulos iniciais. Os atores Duda Woyda e Lucas Lacerda ocupam um palco nu, onde setas impressas no chão induzem direções. Desdobram um diálogo amoroso permeado de perda e descompasso. A imaginação do espectador é instigada a revestir a crueza dessa encenação, à medida que as falas sugerem imagens - como a de um homem e uma mulher - às quais a materialidade visível não corresponde, num atrito entre a artesania teatral e a ficção. O despossamento da ilusão se acirra por um mecanismo de inversão, que repete a trama com as vozes trocadas, confundindo mais as identidades, despregadas dos indivíduos corporificados. Essa segunda versão do diálogo intesifica os tons românticos, aproximando-se, pelas atuações e pela trilha sonora ...

Ronca o rancor

Princesa Ricardo (Marinelli) critica e escarnece da onda reacionária  }  Elenize Dezgeniski Provérbios, chavões, lugares-comuns, tanto faz, eles abundam na figura da Princesa Ricardo em “Das Tripas Coração”, arremedo de ópera-bufa em que o performer Ricardo Marinelli captura pela unha a narrativa reacionária que o Brasil nunca viu tão descarada. E dela escarnece apoiada nos vícios de linguagem. Funciona muito bem a analogia dos excessos diante da realidade transbordante, da virulência com que as vozes conservadoras perderam os pudores na desqualificação do diferente. A cena desossa o senso comum e abre outras portas para mostrar que os significados (das coisas, das vidas, das palavras) sofrem um desgaste sem precedentes no atual quadro sociopolítico. Texto-depoimento e ações podem soar literais ou desarmônicas, permitindo ao espectador um exercício permanente de verificar os anacronismos entre fala e expressão corporal que chamam ao pensamento crítico. Para essa figura...